Quem tem um carro sabe que é muito importante mantê-lo em bom estado. Pequenos cuidados podem evitar sérios problemas, aumentando a longevidade do veículo e garantindo segurança para o motorista e todos os passageiros. Por isso, fazer a manutenção preventiva de carro é uma das melhores e mais baratas formas de manter o veículo em bom funcionamento.
Embora muitas pessoas pensem que cuidar do carro é algo complexo e difícil, isso não é totalmente verdade. Grande parte dos cuidados são simples e, tomando os cuidados com certa frequência, é relativamente fácil manter o veículo em um bom estado.
Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar o que é a manutenção preventiva, qual a sua importância e como fazê-la. Acompanhe a leitura!
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é uma maneira de manter o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições originais. O intuito é fazer com que todo o funcionamento do carro seja conservado, em especial sua mecânica. Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do automóvel, evitando problemas nos componentes.
É importante compreender que além da manutenção preventiva de carros, existem também outros tipos. Saber a diferença entre eles é fundamental, pois cada um tem uma função específica. A seguir, confira quais são os tipos de manutenções existentes:
- manutenção preditiva: essa é uma manutenção que vai além da preventiva. Ela utiliza diversos equipamentos de diagnósticos e revisões constantes para conferir com precisão o funcionamento e a eficiência de cada um dos componentes do veículo analisados. Geralmente, nesse procedimento, são utilizados ultrassom, análise de vibração, escaneamento de central de injeção eletrônica etc.;
- manutenção detectiva: esse é um método de avaliação cujo objetivo é testar o uso ao longo prazo do automóvel, a fim de garantir a sua boa operação. Com base em uma série de experiências, é possível perceber erros que possam estar ocultos e causariam problemas futuramente;
- manutenção corretiva: já esse modelo de manutenção, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de corrigir algum problema detectado. É o tipo de manutenção mais comum quando levamos o carro para algum mecânico. Geralmente, esse procedimento consiste em substituir peças e fazer reparos em itens que têm apresentado falhas.
Quando fazer uma manutenção preventiva de carros?
De maneira geral, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de carro, pois tudo pode variar de acordo com o modelo e o ano de fabricação. Contudo, existem certas práticas comuns que a maior parte dos especialistas recomenda.
Nesse sentido, o indicado é fazer a manutenção a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Caso você rode esse valor em quilômetros antes de seis meses, será necessário fazer a revisão. Lembre-se sempre de conferir o manual do proprietário do carro, pois nesse documento geralmente consta o período para fazer a manutenção de acordo com as indicações do fabricante.
No caso de carros 0km, é importante ficar ainda mais atento às revisões obrigatórias, evitando possíveis problemas que venham de fábrica (embora isso seja raro, não é impossível).
Já no caso de seminovos, o ideal é conferir se o veículo passou por todas as manutenções obrigatórias da própria concessionária. Além disso, vale a pena levar o automóvel em um mecânico de confiança periodicamente e também logo depois de adquiri-lo.
Um último ponto importante que interfere na periodicidade da revisão diz respeito ao local em que você utiliza o carro e também a maneira como dirige. O ideal é optar por uma direção segura, pois isso impede que o veículo seja exposto a condições extremas, não gerando um desgaste maior do que o natural.
Além disso, é importante evitar utilizar o carro em locais de muita poeira, estradas esburacadas, longos congestionamentos ou altas temperaturas, pois essas condições também geram maior desgaste.